Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

A ESCOLHA DO REGIME TRIBUTÁRIO CORRETO É ESSENCIAL

22935080_l

 

A ESCOLHA DO REGIME TRIBUTÁRIO CORRETO É ESSENCIAL

Que atire a primeira pedra o Empresário Brasileiro que nunca escutou que, antes de optar por um regime de tributação, convém fazer um planejamento tributário através de um estudo aprofundado da realidade de sua empresa. De fato, uma decisão mal tomada pode acarretar muita carga fiscal.

Em geral, existem três principais regimes tributários no Brasil. No Lucro Real, a empresa recolhe os impostos tendo como base o seu lucro no período. No Lucro Presumido, como o próprio nome diz, estima-se um lucro sobre o faturamento e calculam-se os tributos devidos. O Simples Nacional, por sua vez, aplica um percentual sobre o faturamento de forma crescente.
Embora os empresários associem o Simples Nacional à carga tributária reduzida, não é aconselhável fazer a opção pelo Simples no “piloto automático”. É extremamente importante elaborar um organograma com as etapas do processo operacional, do fluxo financeiro e a fixação de metas para um prazo de cinco anos para ajudar o empresário a comparar a tributação em cada regime e conhecer os benefícios fiscais de cada segmento.

Vale observar que os tributos no geral, representam 30% de todos os custos de um negócio. Sendo assim, é necessário avaliar diversas variáveis para tomar a decisão do regime tributário, como: faturamento; seguimento; número de funcionários; fornecedores e clientes de outros estados, etc.).

O Contador é a peça essencial nesse processo, pois o planejamento fiscal eficaz depende de dados regulares e confiáveis que só a contabilidade correta pode fornecer. Em se tratando de Micro e Pequenas Empresas, o papel desse profissional é ainda mais relevante, já que, muitas vezes, ele conhece mais a empresa, suas operações e os riscos envolvidos do que os sócios.
Desta forma, ao entender o nível de importância da opção do regime tributário na vida do empresário, a Inovatti Contabilidade desenvolveu um setor de planejamento tributário para assessorar o empresário de um forma confiável e eficiente, baseada unicamente da Elisão Fiscal.

 

Postado por  Marcelo Gomes.