Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

CRIMES CIBERNÉTICOS NAS EMPRESAS

hacker over a screen with binary code

 

Cada vez mais, o mundo é atacado virtualmente por criminosos da internet que sequestram arquivos digitais de empresas e governos, espalhando um vírus de resgate chamado de ransomware. O dados infectados são criptografados e liberados somente mediante pagamento.

Anualmente, as perdas financeiras são imensas. Em 2016, o Brasil foi o quarto país que mais sofreu com tais crimes, totalizando um prejuízo de R$ 32 milhões, segundo o relatório do Norton Cyber Security Insights, enquanto que no mundo, o roubo foi de quase R$ 400 milhões.

É importante que a empresas adotem medidas de segurança para tentar se proteger destes ataques. É fundamental manter sempre atualizados os sistemas operacionais e as proteções utilizadas pelas empresas com as últimas correções de segurança, efetuando backup de todos os dados diariamente. Além disso, recomenda-se um treinamento adequado aos funcionários, especialmente os que lidam com recebimento de informações externas.

Com todas estas situações de crimes cibernéticos, tornou-se oportuno para conscientizar gestores a investir em segurança da informação, não apenas em ferramentas técnicas, mas principalmente no fatos humano, que é considerado o elo mais fraco da cadeia. Não adianta investir milhões em softwares, sem capacitar a equipe e fazer campanhas de conscientização.

Nós do grupo Inovatti por estarmos sempre preocupados com a segurança e com qualidade operacional dos nossos clientes, sempre buscamos orientar sobre alternativas de seguranças que podem ser implantadas de acordo com o perfil de cada empresa.

Postado por  Marcelo Gomes.