Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

TERCEIRIZAÇÃO – VALE A PENA?

terceirizacao

Com a terceirização, o objetivo não é apenas a redução de custo, mas também agilidade, flexibilidade e competitividade à empresa. A organização que se dedica exclusivamente ao serviço terceirizado, torna-se mais eficiente e pode atender novos clientes com funcionários que antes ficavam parcialmente ociosos, sendo importante ressaltar que esta prática é uma decisão estratégica que visa à modernização das relações empresariais.

No Brasil, os críticos da terceirização alegam que ela fragilizará os trabalhadores, colocando em risco seus direitos trabalhistas. Temem que ela crie uma subclasse de trabalhadores com menos direitos que os demais e acreditam que com a terceirização de atividades fins, as empresas criadas serão menores e mais frágeis.

De acordo com Ricardo Amorim (Economista e apresentador do Globonews), esta visão crítica é míope, pois de fato novas empresas menores serão criadas, mas, ao longo do tempo, elas poderão atender novos clientes, crescer e gerar um volume de negócios maior, pagando a seus funcionários mais do que recebiam antes.

Desta forma, ao entender as vantagens e desvantagens da terceirização, é extremamente importante estabelecer um planejamento estratégico bem robusto para tomar decisões claras sobre as atividades que sua empresa pode terceirizar para que não afete sua qualidade operacional e comprometa seu relacionamento com o cliente.

Postado por  Marcelo Gomes.