Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Keep-Earth-Green-keep-earth-green-25020999-500-500

A sustentabilidade empresarial ocorre quando as organizações que têm como principal finalidade o desenvolvimento econômico e a obtenção de lucro promovem o desenvolvimento sustentável, ou seja, desenvolvimento sem agressão à sociedade e ao meio ambiente.

Ter a admiração de funcionários, clientes e de toda a sociedade é o sonho de muitas empresas, o grande desafio é encarar todo o processo necessário para se tornar uma organização sustentável. Uma empresa responsável mede as consequências que cada uma de suas ações podem causar ao meio ambiente, aos funcionários, consumidores e à sociedade. Não adianta investir milhões em projetos comunitários, e despejar o lixo produzido nas empresas em campos ou rios. De nada adianta levantar a bandeira sobre preservação de florestas em seu país, mas comprar componentes exportados que são feitos a partir da exploração da mão-de-obra infantil.

As empresas que se dispõem a ter essa responsabilidade social devem contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo. O desenvolvimento sustentável exige mudanças na forma de pensar, agir, produzir e consumir. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado desde a revolução industrial, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente e cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Exemplos de práticas sustentáveis nas empresas começam em coisas simples, como no uso de sistema para reaproveitamento e tratamento da água, usar a energia elétrica de forma consciente, reciclagem do lixo, reutilização de sobras de matéria-prima, respeitar as leis ambientais de nosso país, uso de práticas que garantam a segurança dos funcionários no ambiente de trabalho, criação de projetos voltados para a preservação do meio ambiente, dentre outras coisas.

As práticas sustentáveis proporcionam a melhoria da imagem da empresa não apenas aos consumidores, mas também ao mercado de forma geral, pois há a valorização da empresa na bolsa de valores caso seja empresa de capital aberto, onde os investidores buscam cada vez mais comprar mais ações de empresas que visam o desenvolvimento sustentável.

Postado por Diego Braga