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O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é o sistema criado pelo governo para a modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias que são transmitidas pelos contribuintes aos órgãos fiscalizadores. Apresentando o conjunto de informações referentes às operações, prestações de serviços, apuração de impostos do contribuinte e outras informações, organizadas em arquivo digital, validado, assinado digitalmente, e transmitido ao fisco, mensalmente.

Escrituração Fiscal Digital (EFD) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Esta nova forma de escrituração iniciou-se, em Minas Gerais, em Janeiro/2009.

A lista de contribuintes obrigados à EFD, as orientações sobre procedimentos para adesão voluntária, o formulário para pedido de adesão e outras informações pertinentes, estão disponibilizadas, pela SEF-MG, no Portal Estadual da Escrituração Fiscal Digital (EFD).

O SPED FISCAL substituirá os seguintes Livros Fiscais:

Registro de Entradas;
Registro de Saídas;
Registro de Inventário;
Registro de Apuração do IPI;
Registro de Apuração do ICMS;
Documento de Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP.

Este sistema já vem sendo apresentado pelas empresas enquadradas no regime do Lucro Real e do Lucro Presumido, e a partir de Janeiro/2016 as empresas enquadradas no regime do Simples Nacional estarão obrigadas a apresentar o SPED FISCAL.

No entanto para que as empresas estejam preparadas para a apresentação do SPED FISCAL é fundamental à análise e parametrização das informações cadastrais contidas no banco de dados do sistema operacional da empresa.

A INOVATTI CONTABILIDADE conta com um sistema operacional totalmente completo e com uma equipe extremamente preparada para orientar e assessorar a sua empresa em relação aos aspectos necessários para a elaboração e transmissão do SPED. Venha conhecer nossos serviços!!!

 

Postado por  Ademilton Oliveira.