Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

REVOLUÇÃO DAS NORMAS CONTÁBEIS NO BRASIL

54899

 

Após quase dez anos da implementação Lei nº 11.638/07, que trouxe uma completa revolução das normas contábeis no Brasil, dando início a instauração das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), enfrentaremos uma nova mudança a partir do exercício de  2018, essas novas regras serão extremamente relevantes para a área contábil no que se refere a mensuração de receitas CPC47 e de instrumentos financeiros CPC48 e a partir de 2019 existe uma grande possibilidade de mudanças do CPC06  relacionado aos novos critérios de reconhecimento e da mensuração de contratos  de arrendamento, atualmente em audiência pública.

 As mudanças feitas têm como objetivo:

  • Solucionar algumas deficiências percebidas nas normas que tratam atualmente sobre reconhecimento de receitas;
  • Conceder uma estrutura mais consistente para abordar questões sobre reconhecimento de receitas;
  • Reduzir de forma substancial o volume de normas e interpretações sobre a aplicação das regras de reconhecimento de receitas;
  • Conceder informações mais úteis para os usuários das demonstrações financeiras com base em novas exigências de divulgações.

Mas toda mudança requer impactos, sejam eles positivos ou negativos, neste caso os contadores e executivos ligados a elaboração das demonstrações financeiras devem ficar atentos, uma vez que tais pronunciamentos não se limitam a um porte de empresa ou ramo de atuação. Após mensurado quais possíveis riscos para 2018 logo após ocorrera a divulgação.

Por estarmos sempre preocupados com a evolução da legislação contábil, nós do Grupo Inovatti, estamos sempre nos atualizando, através de grupo de estudos para orientar melhor nossos clientes, agregando valor aos seus negócios, e cumprirmos rigorosamente com a legislação em vigor.

Postado por Valéria Santos.