Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

FINANCEIRO

Para alcançar qualquer objetivo é necessário um bom planejamento, e se tratando de finanças é sempre importante aperfeiçoar algumas práticas, buscando racionalizar os recursos e analisando o que de fato é necessário. Sendo assim, vamos listar algumas dicas para se começar um planejamento financeiro:

– Relacionar as coisas que realmente você precisa. Por exemplo, numa compra de supermercado é importante listar tudo o que de fato é necessário, comprando somente o que está listado. Isso ajuda a monitorar o impulso consumista.

– Traçar metas também podem ser considerados como uma estratégia, alinhando-as sempre a necessidades e objetivos a serem conquistados.

– Faz parte de um bom planejamento financeiro, a criação de uma reserva de emergência. Esse valor poderá ser necessário em imprevistos.

– Pagamentos à vista possibilitam uma melhor visualização das prioridades, mas o cartão de crédito não deixa de ser uma boa opção, porém, deve ser usado a seu favor. Antes de parcelar compras, é importante verificar se o produto tem algum desconto à vista, caso não houver poderá ser mais vantajoso comprar no cartão parcelado, sem juros, enquanto o dinheiro fica aplicado em investimentos para se obter rendimentos. Porém, se houver desconto vantajoso no pagamento à vista, esta opção é a mais adequada

Após criar um planejamento financeiro, é importante pensar no futuro, fazendo investimentos. Isso vai ajudar a não contrair dívidas.

Postado por Tatiana Castro