Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – CICLO PDCA

DO

 

Toda empresa tem como finalidade aferir lucro, no entanto, o meio empresarial torna-se cada vez mais competitivo e eis que a empresa deve apresentar um diferencial, a excelência. Seja para a prestação de serviços ou para a comercialização de um produto, a excelência do que você faz ou do que vende, é o principal aspecto para a satisfação e fidelização do seu cliente.

No mercado onde predomina a competitividade, o planejamento estratégico faz toda a diferença, onde um bom planejamento pode levar a empresa não só ao aperfeiçoamento de seus processos, mas também à redução de custos e consequentemente maximização de lucratividade.

Para executar um planejamento estratégico de forma eficaz podemos utilizar uma ferramenta conhecida como ciclo PDCA, cujo objetivo é facilitar a tomada de decisões e o alcance de metas.

O ciclo PDCA é divido em 04 etapas:

  • Plan (Planejar): O principal passo para se alcançar um objetivo começa no planejamento, estabelecendo metas e definindo qual o melhor caminho para atingi-las. Estar preparado para possíveis contratempos impede falhas futuras e ajuda a ganhar tempo para focar em outros pontos do seu objetivo.
  • Do (Executar): É a hora de colocar em prática tudo o que foi estabelecido no passo anterior, fazendo tudo de acordo ao planejado para que não haja comprometimento do objetivo final.
  • Check (Verificar): Fase onde é verificado o decorrer do processo e possíveis brechas que possam ter surgidos, e a partir daí fazer os devidos ajustes.
  • Act (Agir): Última etapa, porém não menos importante, onde são aplicadas as correções do projeto de forma a garantir sempre a sua eficácia, e caso o resultado final não tenha sido satisfatório, ou caso haja uma falha na obtenção da meta estabelecida, todo o processo é refeito com os devidos ajustes.

O ciclo PDCA permite a integração de etapas e, portanto pode ser aplicado em qualquer processo organizacional, mas é comumente usado por empresas que possuem processos produtivos.

Cada vez que um problema é identificado, o processo trabalhado pelo ciclo PDCA tende a aumentar sua qualidade, pois uma vez que as falhas em questão são solucionadas, servem como objeto de melhorias para a atividade operacional da empresa.

Postado por Diego Braga