Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

O QUE É O CONTROLLER E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES?

GestaoRisco1

 

O controller está interligado a administração como um todo por fazer parte tanto dos serviços operacionais quanto financeiros dentro da organização. Tem como função planejar e avaliar os controles das atividades, e com isso obter informações para os gestores assegurando assim um planejamento estratégico, e gerando informações privilegiadas que cheguem a tempo hábil às mãos dos diretores para tomada de decisão.

Este campo de atuação para os profissionais de contabilidade exige um conhecimento amplo de todo o funcionamento da empresa. Tem como função prever problemas e sugerir soluções, assumindo então um papel de conselheiro e crítico (construtivo), com a intenção de melhorias para a organização, interpretando os fatos para então transmitindo à diretoria.

Ressaltando que o controller é apenas um assessor e só cabe aos gestores a tomada de decisão, com a participação deste profissional é possível alcançar resultados por meio de suas ferramentas e mecanismos de análise de forma consistente e segura.

A controladoria deve participar no processo de tomada de decisão tanto no nível estratégico quanto no operacional, onde através da mensuração de dados e informações, será possível uma análise crítica acerca das operações da empresa, assessorando os gestores no processo de tomada de decisão.

Postado por Tatiana Castro.