Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

MELHORANDO O DESEMPENHO DA EMPRESA COM O BENCHMARKING

FotoJet (4)

 

O Benchmarking trata-se de uma técnica gerencial que faz comparações entre produtos, serviços ou processos de uma organização com produtos, ou serviços ou processos de outras organizações em um ambiente externo. Todavia, pode ser aplicado dentro da própria organização (benchmarking interno) quando a comparação é realizada em áreas da empresa, com o objetivo de pesquisar alternativas que melhorem os produtos ou a execução dos seus processos operacionais.

A aplicação dessa técnica, basicamente, é dividida em três etapas: na primeira etapa, seleciona-se o produto, serviço ou processo e as empresas que participarão do benchmarking; a segunda etapa, é a fase de análise comparativa onde é identificado quais são as possíveis formas de melhorias nas operações da empresa; na terceira etapa, é feita a seleção e aprovação das melhorias no processo, serviço ou produto e então, segue a implantação dentro da organização.

A avaliação do desempenho de forma competitiva permite que a melhoria nos produtos, serviços e processos permaneça em constate aperfeiçoamento. A melhoria no desempenho da empresa permite uma redução de custos das operações por maximizar a eficácia e produtividade nos processos. Além das vantagens já citadas, o benchmarking evita a perda de tempo em busca de soluções que em alguns casos não possibilitam a mesma eficiência e previne, através de análise da concorrência proveito das eventuais oportunidades estratégicas.

Postado por Lucas Oliveira.