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A ISO 9001 PARA GESTÃO DE PROCESSOS OPERACIONAIS

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A ISO 9001 é uma norma de padronização para serviços ou produtos, e faz parte do conjunto de normas da ISO 9000, podendo ser implantada por organizações de quaisquer tamanhos independentes de sua área de atividade.

Tem como principal objetivo melhorar a gestão de processos operacionais de uma empresa, e levar ao cliente a confiança de que os produtos e serviços oferecidos são executados de forma consistente, padronizada e eficaz, objetivando um alto padrão de qualidade.

Quando uma empresa se certifica nesta norma, tem a competência para utilizar a ferramenta de qualidade conhecida como ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act). O ciclo PDCA permite a integração de etapas e, portanto pode ser aplicado em qualquer processo organizacional, mas é comumente usado por empresas que possuem processos produtivos. Cada vez que um problema é identificado, o processo trabalhado pelo ciclo PDCA tende a aumentar sua qualidade, pois uma vez que as falhas em questão são identificadas, servem como objeto de melhoria para o processo operacional e produtivo da empresa.

Além do ciclo PDCA, a ISO 9001 conta com 08 princípios da qualidade que devem ser analisados e estudados para que seja atingido o sucesso na implantação desse processo, são eles: Foco no Cliente; Liderança; Abordagem de Processo; Abordagem Sistêmica para Gestão; Envolvimento das Pessoas; Melhoria Contínua; Abordagem para Tomada de Decisões; e Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores.

Postado por Diego Braga