Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

A Importância do Escritório de Contabilidade no Cumprimento das Obrigações Assessórias das Empresas

As constantes mudanças impostas pela Receita Federal juntamente com as Secretarias do Estado e do Município, com o intuito de tornar mais eficiente o processo de fiscalização e consequentemente amenizar a sonegação fiscal, vêm fazendo com que todos os empresários adquiram novas estratégias de gestão, e que, por mais que foquem na atividade principal do seu negócio, será necessário também se atentarem para algumas formalidades e novidades contábeis.

Vale observar que essas novas obrigações, surgiram com a intenção de modernizar o fisco, e substituir outras existentes. Porém, essas declarações são obrigadas apenas para as empresas enquadradas nos regimes tributários do Lucro Real e do Lucro Presumido. Sendo importante salientar que a receita federal pretende incorporar essas obrigações também para todas as empresas enquadradas no Simples Nacional a partir de 2016.

Dentre os assuntos em questão, segue abaixo as obrigações acessórias pertinentes ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) que vem preocupando bastante a vida dos gestores:

  • SPED Fiscal (ICMS, IPI);
  • SPED Contribuições (PIS, COFINS);
  • SPED Contábil (ECF – Escrituração Contábil Fiscal);
  • E-Social (Processos Trabalhistas).

Obs.: O E-social está previsto para ser implantado em 2016.

É notório que todo processo de mudança é árduo e complexo, e que isso irá impactar significativamente na vida do empresário, o qual terá que reestruturar uma cultura já existente no dia a dia da empresa. Como exemplo, podemos citar a implantação que está por vir do E-social, que irá revolucionar os processos trabalhistas das Pequenas, Médias e Grandes Empresas no Brasil.

Sendo assim, fica evidente a necessidade do empresário possuir um suporte completo do escritório de contabilidade, assessorando o cliente em todos os processos pertinentes a execução dessas obrigações através de uma equipe qualificada e um software adequado que possa auditar e validar essas declarações acessórias. Pensando nessa realidade, o grupo Inovatti oferece um portfólio de serviços na área para que o empresário tenha a segurança e tranquilidade no cumprimento dessas obrigações.

 

Postado por Ademilton de Oliveira.