Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

A importância de um contador qualificado para sua empresa.

accountacy

O empresário no seu dia a dia se confronta com inúmeras decisões importantes a serem tomadas, que irão impactar no rumo em que os seus negócios irão seguir. Um dos fatores fundamentais para o sucesso empresarial é estar em parceria com um profissional de contabilidade bem capacitado, para que possa instruir o empresário a tomar as decisões corretas.

Atualmente, o papel do contador vai muito além de simplesmente calcular impostos e apresentar relatórios contábeis da sua empresa. Por meio de demonstrativos e relatórios periódicos, ele precisa de uma ampla capacidade analítica para fazer uma profunda avaliação de suas contas e te orientar nas decisões estratégicas a serem tomadas, estando sempre preparado para expor com clareza as melhores opções de investimentos e formas de pagamentos, de acordo com a realidade específica de sua empresa.

Sendo assim, através de uma relação aberta e transparente, o contador deve se tornar um grande parceiro de sua empresa, com o objetivo de minimizar os impostos a serem pagos, analisar se seu preço de venda e suas margens de lucro estão adequados, te orientar a comprar melhor aproveitando créditos de tributos embutidos no preço das suas compras, e até mesmo a planejar a organização financeira e tributária de sua empresa. Sendo fundamental, estar à disposição para explicar o motivo de cada orientação ou decisão.

Os grandes diferenciais de um bom contador geralmente abrangem os aspectos que satisfaçam as necessidades específicas de sua empresa. É extremamente importante avaliar a quantidade de serviços fornecidos, e a possibilidade de executar serviços adicionais que por ventura sejam necessários à sua empresa.

Antes de contratar um escritório de contabilidade, é recomendável analisar os seguintes critérios:

  • A disponibilidade que o profissional terá para atendimento, para poder orientar nas decisões a serem tomadas;
  • O contador deve estar sempre atualizado com as inovações do mercado, seja na área contábil, legislativa e trabalhista, com o constante aperfeiçoamento de seus colaboradores por meio de cursos de especialização;
  • Conferir se há o Registro do contador e do escritório de contabilidade no Conselho Regional de Contabilidade – CRC. Este registro é obrigatório para que o profissional esteja legalmente habilitado a exercer a profissão.
  • Formalizar um contrato detalhado com os serviços fornecidos e a possibilidade de executarem serviços adicionais e os valores cobrados à parte, se possuir;
  • Verifique a estrutura física do escritório, buscando testar os canais de comunicação com a mesma;
  • Consulte a qualidade do Software utilizado e as estratégias de Backup dos dados;
  • Compare o honorário cobrado com os serviços oferecidos. Um bom escritório geralmente não é o que tem os preços mais baratos, todavia, este não pode ser um fator determinante na escolha do contador. Mas é fundamental que seja estabelecido um preço justo, para que ambas as partes fiquem satisfeitas com o contrato estabelecido. Verifique se a empresa cobra o 13° honorário.

 

Postado por  Marcelo Gomes.