Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PARA OS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS

ÉTICA

A profissão contábil desempenha um papel fundamental no mercado econômico, criando assim, inúmeras oportunidades para o contador. Como principal fornecedor das informações contábeis e financeiras das empresas, este profissional torna-se cada vez mais necessário para auxiliar aos gestores na tomada de decisões, contribuindo diretamente com o crescimento da empresa.

Hoje, o mercado de trabalho do profissional de contabilidade está cada vez mais exigente, o contador deve sempre buscar qualificações e estar atualizado com as normas contábeis. Como dito anteriormente, o profissional contábil lida diretamente com as informações financeiras de seus clientes, portanto, a ética é de extrema importância para quem busca seguir essa profissão.

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais, e por abranger uma vasta área pode ser aplicada à vertente profissional, sendo todos os contadores regulamentados pelo código de ética contábil. O código de ética indica como o indivíduo deve se comportar no âmbito de sua profissão, e indica um conjunto de comportamentos que lhe são impostos afim da prática moral, íntegra e plena de suas atividades.

O contador deve ter um comportamento ético inquestionável, saber manter sigilo, ter boa conduta pessoal, dignidade, honra, e competência para proporcionar aos seus clientes informações confiáveis e seguras, e jamais, operar de forma contrária ao código de ética de sua profissão.

Postado por Maiara Silva.