Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA AS EMPRESAS

FotoJet (1)

A comunicação é fundamental à ação individual e ao esforço conjunto. É o sistema nervoso da liderança, trabalho em equipe, cooperação e controle. Ela determina a qualidade dos relacionamentos, os níveis de satisfação e a medida de nosso sucesso ou fracasso. Sua ruptura é uma das principais causas de discórdia ou conflito, mas sendo ela comunicação, é o veículo fundamental para resolver dificuldades.
Ralph Keelling

Atualmente, a comunicação é conhecida como um dos fatores mais relevantes em uma organização, afinal, qualquer ação inicia-se por meio dela. O ato de comunicar-se é simplesmente essencial para toda a empresa, em todos os seus setores, pois quanto mais informações relacionadas a seu local de trabalho os funcionários receberem, mais envolvidos estarão em seus serviços, fazendo com que até mesmo a produtividade aumente. Inclusive, hoje as empresas sabem que comunicar não é apenas um dever, mas um fator estratégico para conseguir alcançar o sucesso de seus negócios. E, para que essa organização possa obter total sucesso, é necessário que todos trabalhem em equipe e busquem total eficácia nesse trabalho, afinal podem acontecer muitos problemas quando a comunicação na empresa é ineficaz.

Além disso, com o surgimento da globalização e o avanço das tecnologias, além da alta competitividade do mercado, é extremamente necessário que os colaboradores de uma empresa tenham a aptidão de obter os melhores resultados, e da melhor maneira possível. Dessa forma, a comunicação é uma atividade que vem assumindo maior complexidade com o passar do tempo, tendo em vista a necessidade de se adaptar a essas novas tecnologias, além da segmentação da mídia e do acirramento da concorrência. E, justamente por conta de tudo isso, a velocidade da informação é sempre rápida, intensa, dinâmica e diversa. As informações devem ser absorvidas rapidamente, e muito bem interpretadas para que decisões possam tomadas de maneira mais correta.

Nesse sentido, pode-se afirmar que a comunicação é realmente peça chave dentro de uma empresa, estando realmente envolvida em qualquer atividade ou processo. É simplesmente um diálogo, um contato, uma interação, que tem a finalidade de chegar a um consenso e fazer com que alguma coisa se torne comum.

Postado por Tatiana Castro.