Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

GESTÃO FINANCEIRA: POTENCIALIZANDO RESULTADOS E REDUZINDO RISCOS.

7

 

A capacidade técnica de um serviço prestado, a qualidade de um produto vendido, um bom atendimento, ideias incríveis e tantos outros fatores indispensáveis para o sucesso de um empreendimento efetivam a condição de sucesso alcançado, no entanto, os insucessos muitas vezes deixam dúvidas aos empreendedores por não compreenderam o motivo pelo qual sua empresa não deu certo, mesmo tendo qualidade em tudo que se comprometeram a fazer, e um dos pontos que mais chamam a atenção para o fracasso de uma organização empresarial é a má gestão financeira.

Saber o objetivo e planejá-lo, torna-se mais fácil quando adotamos técnicas, ferramentas, e conhecimentos que auxiliam no caminho a ser percorrido, visando ao máximo a redução de erros. Gerir adequadamente os recursos financeiros deve ser levado a sério e sem negligencias, ou a saúde da empresa poderá ser altamente comprometida.

Controlar, com um fluxo de caixa minucioso, as entradas de recursos, contas a receber e a pagar, clientes em condição de inadimplência e conciliação de saldos bancários, podem ajudar a responder perguntas como: Qual a situação do caixa para investimentos? Teremos problemas financeiros em datas específicas? Ou qualquer outra dúvida referente a planejamento orçamentário, desde que os registros sejam confiáveis e seguros.

Erros comuns, como a mistura de gastos pessoais com os da empresa, gastos com coisas supérfluas, retiradas de valores que prejudiquem o capital de giro, omissão de registros financeiros, podem comprometer esse processo, levando a informações com interferências, perdendo sua eficácia.

Por fim, é sempre interessante uma equipe especializada para acompanhar as informações obtidas de uma boa gestão financeira, além das informações contábeis, quando possível utilizando-se também de consultorias e/ou auditorias periódicas.

Postado por Tatiana Castro.