Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

gestao-financeira-controladoria-topo

 

A controladoria tem como função se inteirar de todos os departamentos dentro de uma organização, pois é através desse setor que o gestor pode estar atento a sua empresa como um todo, podendo assim tomar decisões precisas.

Sendo assim, influencia o processo decisório através do planejamento e controle, preocupando-se com sua constante avaliação de eficiência e eficácia. “A missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global”. (FIGUEIREDO E CAGGIANO, 2004, p. 26).

O papel da controladoria é manter o bom desempenho das empresas, criando metodologias e sistemas que desenvolvam controles gerenciais, na qual garanta a otimização da organização gerando relatórios com informações fidedignas para os gestores.

A controladoria tem como ferramenta mostrar informações para associar os controles, demonstrar os custos e receitas dos resultados operacionais, para administrar sua função organizacional.

Portanto, ela é encarregada de controlar todos os atos da administração interna, verificando se os resultados ocorrem de forma positiva ou negativa para a organização, desta forma criam resultados para propiciar a continuidade da mesma.

A controladoria é uma área que detêm as informações sobre a gestão financeira.  Não substitui as ações dos gestores, mas sim os incentiva a melhorar os resultados da organização, através dos dados apresentados.

As organizações que desejam um modelo de gestão bem desenvolvido precisam de uma estrutura para que todos os processos sejam realizados de forma que a mesma se mantenha sempre em evolução, sendo assim, as informações devem ser ajustadas de acordo com a necessidade da empresa.

 

Postado por Tatiana Castro