Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

eSOCIAL – UM FUTURO PRÓXIMO NO DIA A DIA DOS EMPRESÁRIOS

786e69320e8185643c7765bad0d001f2

 

O Esocial é um sistema desenvolvido pelo governo federal, objetivando a coleta das informações no âmbito trabalhista, armazenando-as no numa base de dados unificada do governo, possibilitando aos órgãos participantes do projeto, sua efetiva utilização para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS.

 

Este sistema estabelece a forma de transmitir as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, seja de empresas privadas ou órgãos públicos. 

 

Vale destacar que a obrigatoriedade da transmissão de informações através do portal do eSocial ocorrerá para todos os empregadores, sejam eles pessoas jurídicas privadas, órgãos da administração pública.

No novo prazo, o eSocial torna-se obrigatório a partir de janeiro de 2018 para empresas com faturamento acima de 78 milhões e em junho de 2018 para todas as outras.

 

A nova resolução mantém o compromisso de tratamento diferenciado às menores empresas e o prazo mais dilatado para envio dos eventos associados a Saúde e Segurança do Trabalhador (SST). Esses últimos somente serão devidos, seis meses após o início do novo prazo de obrigatoriedade.

 

Desta forma, a Inovatti Contabilidade sempre buscando oferecer um serviço diferenciado em busca do melhor para o seu cliente, já entrou em processo de capacitação de sua equipe para entender o eSocial a fundo para poder assessorar as empresas da melhor forma, buscando agregar valor evitando multas pelo não cumprimento da legislação.

Postado por Cindy Sales