Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

ENTENDA SOBRE OS REGIMES TRIBUTÁRIOS

TEXTO01

 

Na hora de escolher o regime tributário em que a empresa se enquadrará é importante certifica-se que a análise seja feita por um profissional qualificado evitando um custo que afeta diretamente o lucro.  Atualmente, são quatro os regimes tributários:

Lucro Real

Somente empresas com faturamento superior a 78 milhões. Nesse regime o IRPJ e CSLL são calculados com base no lucro contábil acrescido de ajustes positivos e negativos requeridos pela legislação fiscal. Os tributos só são pagos se houver lucro, a mudança de regime também afetas outros tributos como o PIS e COFINS, por isso, é sempre importante ter um bom escritório de contabilidade para acompanhar a empresa que optar por esse regime.

Lucro Presumido

Pode ser enquadrada nesse regime a empresa que não obteve faturamento superior a 78 milhões. É a forma de tributação simplificada do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas(IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) esses são apurados trimestralmente e pago no último dia útil do mês subsequente, as alíquotas para o cálculo desses tributos mudam de acordo com o ramo de atividade. O PIS e COFINS nesse regime são calculados mensalmente e pago no mês seguinte.

Lucro Arbitrado

É rara a sua aplicação, quando constatado que as escriturações sofrerão vícios, erros, distorções de forma que não gere confiabilidade o Fisco pode fazer a tributação de forma arbitrada e com base em critérios e cálculos realizados, determinar o valor do tributo a ser pago.

Simples Nacional

É o mais utilizado entre as empresas por ser mais simplificado, empresa com receita bruta anual de até 4,8 milhões pode ser enquadrada nesse regime.  A alíquota é diferenciada conforme o faturamento, com o simples o recolhimento de tributos federais estaduais e municipais são unificados na guia facilitando o cumprimento das obrigações.

Para decidir sobre qual regime tributário é o mais indicado é necessário uma analise minuciosa da empresa, e para isso o Grupo Inovatti através de um atendimento diferenciado e equipe competente vai auxiliá-lo a tomar a melhor decisão afim que assegurar o sucesso da sua empresa.

Postado por Lucas Oliveira.