Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

CRISE: GRANDES OPORTUNIDADES PARA BOAS IDEIAS

FotoJet (2)

 

Inovar é preciso e o caminho para isso é, sem dúvida, a criatividade. A tão falada crise econômica está atingindo todos os cantos do país. Não é fácil ser empreendedor em momentos em que a economia está pra lá de pessimista. Com a taxa de desemprego subindo e empresas fechando as portas, está difícil para alguns sobreviverem diante da situação.

Especialistas afirmam que é na crise que aparecem grandes oportunidades e surgem boas ideias. A presença de um problema que implique mudanças é o principal detonante de um processo criativo. Entendida como atitude de melhoramento contínuo e, sobretudo, como ferramenta de geração de ideias, a criatividade constitui uma arma muito eficaz para melhorar os processos de inovação e potenciar o valor dos resultados dentro da empresa.

Não existe solução mágica, criar diferenciais para o cliente é primordial, não só para mantê-los, mas como ganhar os clientes exigentes de seus competidores. Para isso é muito importante organizar a sua empresa, começando pelo estoque e controles financeiros e identificar os possíveis desperdícios; evitar decisões precipitadas e emocionais, especialmente relacionadas à tomada de crédito; estreitar o relacionamento com o cliente e definir metas desafiadoras.

Outro passo importante é cuidar da motivação de toda equipe, permitir que os funcionários e colaboradores se expressem e compartilhem suas experiências dentro da empresa, que proponham soluções, que tragam cases de sucesso de outras empresas e criar um momento para isso são algumas formas de construir um ambiente propício à criatividade.

“Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor bênção que pode suceder a pessoas e países, porque a crise traz progressos” (Albert Einstein)

Postado por Aline Furlan.