Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

CONTABILIDADE GERENCIAL

AAAAAA

 

O profissional que atua na área gerencial deve ter uma visão sistêmica de toda a organização, desenvolvendo habilidades para situações inesperadas, de acordo com mudanças e variáveis quaisquer.

As evoluções tecnológicas fomentam nas organizações a necessidade de serem mais ágeis no processo de escolhas, tanto estratégicas quanto operacionais, com isso as empresas devem estar em constante processo de adaptação, pois o mercado exige o que há de mais atual. O contador gerencial precisa ter uma visão geral da organização para que o mesmo decida os meios para que a empresa possa desenvolver-se, fazendo escolhas corretas a fim de satisfazer todas as partes. Ao pensar nas necessidades dentro da organização, o gestor busca desenvolver informações sistêmicas a fim de alcançar os objetivos almejados, tendo em vista que, simples ações podem interferir em todo o processo da contabilidade gerencial.

As informações geradas pela contabilidade abrangem todos os setores de uma organização desde o princípio às autarquias. Sendo assim, as informações devem ser congruentes para que se possam induzir os gestores das diversas áreas e níveis a tomarem suas decisões de forma eficaz. A visão ampla e geral de uma organização adiciona-se a figura de interdependência das partes ou áreas.

A informação contábil tem de ser útil para atender os objetivos da empresa, ela é ponto chave na tomada de decisões, pois quando positiva em relação ao processo, haverá uma possível otimização de resultados e consequentemente satisfação dos envolvidos. Portanto, será necessário que os responsáveis utilizem os instrumentos de suporte corretos na administração da entidade.

Todos e quaisquer relatórios, possuem sua importância para a administração de uma empresa, com eles é possível detectar falhas no processo operacional e financeiro, permitindo a implantação de ferramentas administrativas como o planejamento e a organização, para estabelecimento de metas e desenvolvimento de estratégias que ajudarão a empresa em todos os setores.

Dúvidas em como agregar valor, maximizar lucros e como ser uma empresa diferenciada e de sucesso, são perguntas que os gestores se fazem sempre. E um Gestor Empreendedor atualizado, sabe que para isso ocorrer ele tem que projetar a sua empresa para que a mesma venha ter uma estabilidade no mercado e prepará-la para qualquer eventualidade que possa oferecer riscos para sua saúde financeira.

Ao analisar de uma forma minuciosa as demonstrações contábeis e todos os relatórios cedidos por uma contabilidade ficam mais fáceis verificar o que está ocorrendo nas transações financeiras de uma empresa e dessa forma o gestor detecta pontos que podem ou não, ser melhorados. É neste momento que as informações contidas nos relatórios, irão auxiliar os gestores a tomarem as melhores decisões para a empresa.

Analisar relatórios e demonstrações contábeis torna-se importante pelo fato de detectar os pontos fracos e fortes de uma empresa em seu processo operacional e financeiro, o que proporciona alternativas de melhorias, avanço financeiro e estabilidade socioeconômica dentro do mercado de uma forma mais lucrativa e segura.

Tomar decisões não é fácil, um gestor tem que estar apto e bem preparado para não colocar a empresa em risco, até mesmo porque uma decisão tomada de forma equivocada poderá levar a empresa à falência. Por isso a ética e a responsabilidade devem fazer parte do cotidiano de um gestor, sem falar que são fatores primordiais em tomada de decisões e se executado de forma correta o sucesso de qualquer empresa será inevitável.

Postado por Tatiana Castro