Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

A CONTABILIDADE GERENCIAL E SUA IMPORTÂNCIA NAS EMPRESAS

qual-o-papel-do-controller-na-gestao-empresarial-e1490017997482

 

A contabilidade gerencial é o conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, que quando combinadas com outras áreas contábeis, como a contabilidade de custos, contabilidade financeira e análise das demonstrações contábeis, fornecem grande quantidade de informações para o processo de tomada de decisão.

Sua principal finalidade é gerir a empresa de forma inteligente e sensata, de forma a se evitar possíveis complicações financeiras em épocas de crise. O contador gerencial deve ser um profissional com visão de gestão estratégica, e ter conhecimentos de contabilidade financeira, contabilidade de custos, e também na área tributária, pois por ter acesso aos números e às informações da empresa de forma ampla, pode sugerir estratégias de tributação voltadas diretamente para as empresas ou determinados produtos, tendo em vista que a questão tributária é totalmente importante para manter a saúde financeira de uma empresa.

Além dos conhecimentos contábeis, é preciso que se tenha conhecimento de áreas afins a contabilidade como economia, política e os possíveis impactos que as variações políticas podem gerar no negócio da empresa, boa comunicação oral e escrita, pois em muitos casos é preciso elaborar relatórios e demonstrar diferentes conceitos.

Através da contabilidade gerencial podemos analisar empresas concorrentes, usar das informações obtidas da própria empresa para analisar sua inserção no mercado, pode-se usar previsões e analisar tendência para projeções futuras do negócio, e podemos usar de forma a adequar as ferramentas de gestão da empresa, visando estratégias de acordo aos seus objetivos, seja buscando novos consumidores ou mercados.

O Grupo Inovatti conta com profissionais capacitados, visando sempre ajudar o cliente a gerir sua empresa de forma inteligente, orientando no processo de gestão e tomada de decisão por meio de nossa consultoria.

Postado por Diego Braga