Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

Como Rentabilizar as Sobras de Caixa da sua Empresa?

Muitas empresas vivenciam um momento de prosperidade e podem passar vários meses ou até anos com dinheiro sobrando em caixa, seja para investir em um projeto no futuro, seja para utilizá-lo como capital de giro. É comum esse dinheiro ficar parado em uma conta corrente, ou em uma conta poupança, mas é válido lembrar que, esse dinheiro pode perder valor no tempo, mesmo na poupança, entenda por quê.

Nos últimos doze meses*, vimos a inflação acumulada em 6,31 %, enquanto que a poupança rentabilizou 6,49 %, ou seja, quem deixou dinheiro na poupança, mal conseguiu rentabilizar o suficiente para manter o valor do seu dinheiro. Logo se vê que a poupança não é mais uma boa alternativa para se aplicar os recursos excedentes de sua empresa.

A solução mais coerente para essa situação seria a busca por títulos de renda fixa, que rentabilizem pelo menos 100 % do CDI, considerando que a taxa acumulada desse indicador alcançou 9,27 %. No mercado financeiro você pode encontrar esses títulos, alguns como CDB’s tem liquidez diária, ou seja você pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento.

É possível encontrar ainda, títulos de renda fixa que pagam uma taxa média 5 % mais IPCA e outros que chegam a pagar até 130 % do CDI, a maioria desses títulos contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de até 250.000,00 reais por CPF, ou seja, se a instituição emissora falir, o investidor tem o seu capital restituído e recebe os juros rentabilizados no seu período.

Se sua empresa não sabe o que fazer com o excedente de caixa, conte com a assessoria da Inovatti Investimentos, uma empresa especializada no mercado financeiro que disponibiliza aos seus clientes um portfólio amplo com diversas alternativas de investimentos.

  *inflação calculada até 08/2014.

 

Postado por Wran Moreira.