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COMO LIDAR COM A INADIMPLÊNCIA EM SUA EMPRESA

INADIMPLENCIA

De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o país encerrou o mês de agosto de 2017 com 59,1 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas.

Encarar a inadimplência não é fácil, ela pode comprometer gravemente as finanças de qualquer negócio, podendo nos piores casos levar até a falência. Lidar com o cliente devedor é delicado e requer certo cuidados como por exemplo, em momento algum o cliente poderá ser constrangido. Deve-se buscar orientações e estar em conformidade com o CDC – Código de Defesa do Consumidor. Vale ressaltar que o cliente se torna inadimplente por vários fatores e na maioria das vezes ele quer solucionar a pendência o quanto antes.

Não se pode criar sentimentos ruins em relação ao cliente em dívida, é importante ouvi-lo e estar aberto a uma possível renegociação. Sendo assim, o ato de cobrar não pode ser visto como um “ataque”. No ato da cobrança a abordagem com o cliente deve ser cordial, deixando claro seus efeitos em permanência do débito, como registros, negativação ou protestos.

Algumas estratégias são interessantes para evitar o aumento dos recebimentos em atraso, que consequentemente geram um aumento da inadimplência, como exemplo, criar benefícios para os clientes que pagam em dia, como a concessão de descontos no pagamento antecipado, ou um aumento na linha de crédito, incentivando o cliente a pagar até o vencimento, mantendo sempre uma boa relação.

Postado por Tatiana Castro.