Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

COMO FUNCIONA O REGISTRO DE UMA EMPRESA?

norms

 

Ao pensar em abrir uma empresa, é importante saber as leis municipais e estaduais as quais a empresa será enquadrada, por isso, é necessário ter um contador de confiança que conheça a legislação, e te orientará corretamente sobre os itens que a empresa necessita para começar a funcionar.

O primeiro passo é a escolha do nome empresaria, verificando se o nome desejado está disponível para a elaboração do contrato social, documento onde é determinado a participação social de cada sócio, o tipo de atividade da empresa, endereço e outras informações. Junto ao contrato social é anexa a DBE (Documento Básico de Entrada) onde informa para a receita federal todas as informações de abertura: capital social, sócios, solicitação de inscrição estadual no caso de atividades de comércio, dentre outras coisas.

Depois do contrato assinado é necessário o registro no órgão competente (Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas), e só após este registro a empresa terá o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Com o CNPJ em mãos é necessário a solicitação do Alvará de Licença pois é ele que dá a autorização de exercer a atividade da sua empresa.

Postado por Tatiana Castro.