Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

CLUBES DE INVESTIMENTOS – REGRAS GERAIS

CLUBES DE INVESTIMENTOS

 

O que pode ser investido em clubes?

Principais regras:

  • MÍNIMO DE 67% DO PL ALOCADO EM AÇÕES
  • O LIMITE DE EXIGÊNCIA DE MARGEM NÃO DEVE ULTRAPASSAR 15% DO PL
  • CLUBES NÃO PODEM COMPRAR COTAS DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS, FUNDOS DE AÇÕES OU FUNDOS MULTIMERCADOS. SÃO PERMITIDOS APENAS OS FUNDOS REFERENCIADOS E DE RENDA FIXA.

 

Como funciona a tributação de clubes de investimento?

Clubes de investimento não pagam imposto sobre os rendimentos obtidos com qualquer operação realizada.

Os investidores, ou seja, os cotistas do clube pagam a alíquota de 15% de IR no momento do resgate, incidente sobre o rendimento obtido com a valorização das cotas.

 

Como resgatar o valor de um clube de investimentos?

O Assessor de Investimentos ou o Gestor do clube deverá solicitar a corretora por e-mail. Resgates solicitados após as 15:00h serão processados somente no dia útil seguinte à data da solicitação.

Os resgates podem ser:

  1. TOTAL;
  2. PARCIAL;
  3. POR NOTA DE APLICAÇÃO;
  4. POR QUANTIDADE DE COTAS.

cotização, ou seja, a determinação do valor financeiro das cotas a serem resgatadas, ocorrerá no dia útil seguinte à data da solicitação do resgate (D+1). A liquidação, a saber, o crédito dos valores resgatados na conta do investidor, ocorrerá no quarto dia útil contado a partir da data da solicitação do resgate (D+4).

 

Qual o número mínimo e máximo de cotistas permitido pela CVM em clubes de investimento?

A CVM determina que um clube de investimento deve ser composto por, no mínimo 3 e no máximo 50 cotistas. Alguns clubes de investimento criados em data anterior à edição da nova regra (abril/2011) possuem mais de 50 cotistas e puderam permanecer nesta condição. Os novos clubes de investimento, no entanto, devem se enquadrar na legislação em vigor, respeitando os limites impostos pelo regulador.

 

O cliente consegue aplicar no clube sozinho?

Não. Apenas o AAI pode solicitar a aplicação.

 

Qual a diferença entre clube aberto e clube fechado?

Clube aberto é aquele que a gestão é realizada por um profissional credenciado pela CVM. Esta gestão pode ser externa ou da própria XP Investimentos (e neste caso, a gestão é feita a partir do espelhamento de uma ou mais carteiras recomendadas pela área de análise). A remuneração do gestor, nesta modalidade de clube, ocorre através da cobrança da taxa de gestão e/ou taxa de performance.

Clube fechado é aquele em que um cotista faz a gestão dos recursos e não pode ser remunerado por tal serviço. Todos os clientes que fazem parte desta modalidade de clube precisam comprovar vínculo entre si, ou seja, devem ser parentes, amigos, etc.

 

[!] SUPER IMPORTANTE: agentes autônomos de investimento não podem, por determinação da CVM, fazer gestão de carteira.

 

Postado por  Marcelo Gomes.