Av. São Paulo, n° 199 - Teixeira de Freitas/BA - CEP:45990-310

BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE RURAL

RURAL

A contabilidade pode ser considerada uma das ciências mais antigas do mundo, e surgiu da necessidade do ser humano controlar seu patrimônio, ou seja, o que produzia e os animais que criava.

Para algumas pessoas, empresários e agricultores são de universos completamente diferentes. No entanto, essa distinção deveria limitar-se somente ao imaginário, pois na prática, administrar uma fazenda não é tão diferente de conduzir uma empresa. Apesar disso, nem todos os produtores rurais dão a devida importância às práticas modernas de gestão e à contabilidade rural.

Com a evolução da tecnologia e a busca por produtos de melhor qualidade, o produtor necessita de técnicas para o gerenciamento financeiro de sua Empresa Rural. A contabilidade rural é a principal ferramenta para auxiliar o produtor na tomada de decisões, podendo trazer benefícios financeiros e econômicos, bem como para fazer novos investimentos, ou para reduzir custos e despesas.

A área rural é o setor que mais tem oscilações de mercado, possui diversas peculiaridades que comprometem o bom desenvolvimento de uma atividade, e nem sempre as mudanças que ocorrem são favoráveis ao produtor. As vezes o fracasso em determinada atividade pode gerar sérios prejuízos, e por isso a contabilidade rural vem como um meio de se proteger desses riscos aos quais o produtor rural está exposto. A contabilização dos registros, e os relatórios gerados através dos fatos ocorridos, podem influenciar muito na analise e na tomada de decisões.

A contabilidade rural pode ser aplicada buscando atender as necessidades de cada produtor e considerando as características das atividades que desenvolve, levando-se em consideração as particularidades de cada atividade, possibilitando inclusive a comparação entre estas atividades.  Essa contabilidade configura-se como um diferencial, não somente pela importância relacionada ao controle e planejamento das atividades, mas também pelos benefícios das informações geradas para a tomada de decisões e a gestão sobre as receitas, custos e as despesas de cada atividade desenvolvida.

Postado por Maiara Silva.